Bilionário americano comprou ‘Black Strat’ e violão de ‘Wish You Were Here’

Jim-Irsay- David-Gilmour

Leiloada por US$ 3,9 milhões, guitarra de David Gilmour é a mais cara da história

 

 Jim Irsay escreveu:

“Honrado em trazer a ‘Black Strat’ para o público”.

 

Uma guitarra ouvida nos icônicos álbuns do Pink Floyd foi vendida por um recorde de US $ 3.975 milhões em leilão na quinta-feira (20/06), e Jim Irsay é o novo proprietário do instrumento.

O dono do time de futebol americano Indianapolis Colts comprou três dos mais cobiçados itens no leilão da coleção de guitarras de David Gilmour no salão de vendas da Christie’s em Nova York:

 

  • Uma Fender Stratocaster preta de 1969 conhecida como “The Black Strat” por US $ 3.975 milhões.
  • Um violão de 1969 Martin D-35 usado em “Wish You Were Here” por US $ 1,095 milhão.
  • case de viagem usado para “The Black Strat” por US $ 175.000.

 

As compras de US $ 5,245 milhões de Irsay representaram 24% das vendas do leilão de US $ 21,491 milhões. Gilmour, que se tornou membro do Pink Floyd em 1967, vendeu mais de 120 guitarras, amplificadores e cases de viagem.

Gilmour anunciou quarta-feira que está doando todos os lucros do leilão para a ClientEarth Seta-Link-Externo, uma organização ambientalista com a missão de combater as mudanças climáticas.

Violão D-35 C.F. Martin & Company, Nazareth, 1969.

Violão D-35 C.F. Martin & Company, Nazareth, 1969.

Larry C. Hall, vice-presidente de projetos especiais do Indianapolis Colts, sentou-se na primeira fila da Christie’s e serviu como procurador de Irsay durante a licitação.

“Havia uma energia incrível na sala”, disse Hall, mencionando que aplausos saudaram a venda de cada um dos 127 itens.

Antes do leilão, a Christie’s projetou um preço de venda de US $ 100.000 a US $ 150.000 para a “Black Strat”. O preço de US $ 3.975 milhões do instrumento quebrou as expectativas e eclipsou um recorde anterior de US $ 2,7 milhões em leilão de guitarras – pago em 2005 por uma Stratocaster para arrecadar fundos para o alívio do tsunami na Ásia. Essa guitarra fora assinada por Mick Jagger, Keith Richards, Eric Clapton, Jimmy Page, Pete Townshend, Jeff Beck e outros músicos, incluindo também Gilmour.

Kerry Keane,da Christie's, revela a "Black Strat" para a mídia.

Kerry Keane,da Christie’s, revela a “Black Strat” para a mídia.

“Foi uma compra importante, obviamente”, disse Hall sobre a Stratocaster de Gilmour. “Mas saber que esses fundos vão para a caridade, via David Gilmour, aquece o meu coração e o de Jim Irsay.”

Irsay twittou sobre o legado do violão:

 

“O incomparável David Gilmour … o maior guitarrista de ‘fraseados’ do mundo!! Honrado em trazer a Black Strat para o público. A guitarra mais cara já comprada. E para caridade!!!”

 

Gilmour tocou essa guitarra durante a gravação dos álbuns do Pink Floyd “The Dark Side of the Moon” (1973); “Wish You Were Here” (1975); “Animals” (1977) e “The Wall” (1979).

Ele tocou o violão Martin D-35 na faixa título de “Wish You Were Here”.

 

Um técnico organiza a "Black Strat", da coleção de David Gilmour, em uma exposição pública em 27 de março nas salas de leilão da Christie's em Londres.

Um técnico organiza a “Black Strat”, da coleção de David Gilmour, em uma exposição pública em 27 de março nas salas de leilão da Christie’s em Londres.

Essas preciosidades de David Gilmour são as últimas novidades da coleção de instrumentos de Irsay, que já ostentava uma guitarra laranja Gretsch de 1963 que pertenceu a John Lennon (comprada por US $ 530.000 em 2015) e a guitarra “Yellow Cloud”, tocada por Prince (comprada por US $ 137.500 em 2016).

Três itens da coleção de Irsay estão em exposição no “Metropolitan Museum of Art”, de Nova York, como parte da mostra intitulada “Play It Loud: Instrumentos do Rock & Roll”.

Essa exposição, que vai de 8 de abril a 1º de outubro, inclui a guitarra “Tiger”, de Jerry Garcia, líder da lendária banda de rock psicodélico Grateful Dead  (comprada por Irsay por US $ 957.000 em 2002); a Stratocaster de 1965 com a qual Bob Dylan chocou o acústico universo do tradicional “Newport Folk Festival” (comprada por US $ 965.000 em 2013); e a cabeça do bumbo usada por Ringo Starr quando os Beatles estrearam no “Ed Sullivan Show” em 1964 (comprada por US $ 2.125 milhões em 2015).

 


Fonte: IndyStar.

FacebookTwitterGoogle+PinterestCompartilhar

Bloco do Pink Floyd

Organização The Carnawall (Pedralva - Sul de Minas).

você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>