David Gilmour lança espetacular animação para “The Girl in the Yellow Dress”; assista

Cerca de nove mil quadros desenhados à mão ilustram encontro de fim de noite em um clube de jazz.

The Girl in the Yellow Dress - David Gilmour

RARAMENTE UM VÍDEO BRILHA TANTO quanto sua trilha sonora, mas esse certamente é o caso de “The Girl in the Yellow Dress”, de David Gilmour. A incrível animação visual, lançada para divulgar o primeiro álbum solo do guitarrista em nove anos, “Rattle That Lock”, foi criada pelo designer Aubrey Powell, colaborador de longa data do Pink Floyd, e pelo diretor Danny Madden.

Inspirados pelo estilo “vintage”, Powell e Madden aproveitaram-se da trilha sonora para contar uma história de magnetismo e sedução causados pela “garota no vestido amarelo” do título.

A equipe de Gilmour ficou impressionada com a dimensionalidade e o movimento do estilo usado em “Confusion Through Sand” (assista aqui ao curta de animação e ao seu interessante making-of Seta-Link-Externo), do estúdio Ornana, de Danny Madden, e quis usar técnica similar no vídeo da canção. O diretor também é responsável por um documentário incluído no material bônus anexado à edição de luxo de “Rattle That Lock”.

The-Girl-in-the-Yellow-Dress-02

Como em grande parte do álbum, “The Girl in the Dress Yellow” foi composta em uma colaboração de Gilmour com sua esposa, a escritora Polly Samson.

“‘The Girl in the Yellow Dress’, na realidade, foi incrivelmente semelhante a escrever um conto”, disse Samson. “Não havia nenhum ponto na minha composição de uma canção que David naturalmente não iria cantar, então eu tentei olhar tão claramente quanto eu podia através de seus olhos. Parece muito semelhante à escrita de ficção. A vantagem adicional é que há alguém a me instigar. Não há nenhum pedaço de papel em branco, porque a música está lá.”

 

Tentei olhar tão claramente

quanto eu podia através

de seus olhos.

POLLY SAMSON

 

“Minha suposição é que a música vai dirigir a performance da guitarra que eu toco, assim como irá conduzir as linhas vocais que eu canto sobre a mesma e também irá ajudar a desenterrar sobre o que será a letra”, ponderou Gilmour. “Permitir que seja algo natural é o que eu sempre tento. A prática leva à perfeição, e eu acho que Polly e eu… ambos estamos ficando melhor em fazer essas coisas funcionarem, e é claro que ela também tem uma influência sobre a música porque ela é cheia de opiniões muito fortes e válidas em todos os aspectos do que está sendo feito”.

 

Assista abaixo ao impressionante resultado:

 

 

Banner-Excursao

O roteiro

O filme abre com fontes ilustradas, que são sopradas para longe da lente para revelarem uma banda de jazz – desenhada com linhas propositadamente esboçadas e constantemente em movimento.

The-Girl-in-the-Yellow-Dress-03

A conversa revela que o saxofonista está distraído à espera de uma garota que chegará ao clube onde está se apresentando – baseada em uma filmagem “live-action” supervisionada por Aubrey Powell, da Hipgnosis, o diretor de criação do Pink Floyd, que forneceu uma referência para os desenhos à mão livre.

The-Girl-in-the-Yellow-Dress-04

Movendo-se para o exterior do clube de jazz, gatos de rua assistem uma senhora misteriosamente vestida entrar no clube, quando revela-se ser a homônima garota no vestido amarelo.

The-Girl-in-the-Yellow-Dress-05

Enquanto ela caminha pelos frequentadores do clube, seu vestido é refletido nos olhos dos mesmos. Um homem usando um chapéu panamá senta-se fumando, enquanto a fumaça altera-se de uma silhueta a outra.

The-Girl-in-the-Yellow-Dress-06

“A animação foi tocada por várias mãos para obter contornos em camadas, cores vibrantes e design de personagens exagerados da litografia francesa de cartazes antigos”, Madden explicou. “Queríamos criar uma versão animada daquele estilo, como se cada quadro tivesse todas as camadas estampadas na página”.

The-Girl-in-the-Yellow-Dress-Animada

“Nós animamos com lápis, em seguida linhas de contorno foram sobrepostas com um marcador de ponta do pincel. Usamos guache para obter boa vida nas diferentes pinceladas, então nós mergulhamos os contornos sobre a camada de tinta na etapa de composição, de modo que as cores fizessem coisas interessantes quando se movimentassem juntas.”

The-Girl-in-the-Yellow-Dress-07

O filme dá aos espectadores uma visão dos sonhos de cada um dos frequentadores do clube, onde eles se imaginam dançando com a mulher.

The-Girl-in-the-Yellow-Dress-08

Assim que um indivíduo acende um cigarro, ela é, momentaneamente, transformada em uma chama na extremidade de um palito de fósforo antes dele ser abandonado pelo homem, que se queima.

The-Girl-in-the-Yellow-Dress-09

Finalmente, a mulher desloca-se para a pista de dança com o homem do chapéu panamá, e o filme centra-se em seus olhos enquanto ela observa o triste tocador de saxofone por cima dos ombros de seu par.

The-Girl-in-the-Yellow-Dress-10

Após a dança ser concluída, a mulher sai entristecida, com seu vestido refletido nos olhos do líder da banda enquanto ela vai embora.

The-Girl-in-the-Yellow-Dress-11

Gilmour – vocalista e guitarrista da banda de rock progressivo Pink Floyd – lançou seu álbum “Rattle That Lock” em 18 de setembro de 2015.

The-Girl-in-the-Yellow-Dress-12

 

Créditos do projeto:

Música: David Gilmour
Letra: Polly Samson
Diretor: Danny Madden
Diretor de Criação: Aubrey Powell
Produtor: Fiz Oliver

 

Referências:


- Danny Madden animates a vintage jazz club for David Gilmour’s music video (Dezeen Magazine)

- Watch David Gilmour’s New Video for ‘The Girl in the Yellow Dress’ (Ultimate Classic Rock)

 

FacebookTwitterGoogle+PinterestCompartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *